Como a Placa Cimentícia favorece a rapidez e qualidade de uma obra

placa cimentícia construção

O crescimento do mercado de construção industrializada traz a tona materiais ainda pouco utilizados pelos brasileiros. Um deles é a placa cimentícia, solução prática e voltada a diferentes tipos de projetos, empreendimentos e ambientes.

Por representarem a categoria de pré-fabricados, as placas cimentícias garantem agilidade e otimizam os processos na obra. Para saber mais sobre as vantagens e aplicações do produto, basta continuar acompanhando este post!

Quais os principais tipos de placas cimentícias?

No Brasil, boa parte das placas cimentícias são produzidas a partir de uma mistura de cimento portland e fios sintéticos. Algumas diferenças na composição permitem aos profissionais adequarem o produto às necessidades de cada projeto. Os principais tipos encontrados no mercado são:

Placa cimentícia de fibrocimento

É feita com cimento usinado e fibras de celulose, em um processo de fabricação semelhante ao das telhas de fibrocimento. Envolve um trabalho de prensa e temperamento para que o material atinja a rigidez desejada.

Alguns modelos recebem tratamento adicional de impermeabilização por imersão, o que confere maior estabilidade dimensional e ótimo desempenho em ambientes externos.

placa cimentícia fachada

Fachada realizada com Placa Cimentícia de fibrocimento.

Placa cimentícia de cimento e fibra de vidro

É composta por cimento usinado, polímeros com base em gesso e telas de fibra de vidro nas duas faces. A mistura resulta em um material leve, maleável e fácil de trabalhar. A placa de cimento também permite maior flexibilidade para trabalhar com curvas. Principais marcas: Aquapanel e Durock.

Apesar de apresentarem composições distintas, ambas as placas são extremamente rígidas. O que mais diferencia uma da outra é a questão do corte e maleabilidade, e esses dois fatores vão influenciar a escolha do cliente, do instalador ou do arquiteto.

Enquanto a placa de fibrocimento exige equipamentos específicos para fazer instalações em curva — geralmente serra mármore, serra com alto giro ou serrote —, a de cimento permite fazer o corte direto no estilete.

Placa Cimentícia Aquapanel Knauf

Um exemplo de placa nestas características é a Aquapanel da marca alemã Knauf.

A Sulmódulos dispõe de amplo estoque deste material sempre disponível.

aquapanel

Fachada realizada com Placa Cimentícia Aquapanel Knauf

Quais vantagens trazem para a construção civil?

Além da variedade de aplicação, da maleabilidade e da facilidade de corte, a placa cimentícia traz outros benefícios que contribuem para o aumento da qualidade da obra. Veja abaixo as principais vantagens:

Mais rapidez e economia na instalação

A placa cimentícia viabiliza obras rápidas porque sua instalação é muito mais simples do que aquela exigida no sistema de alvenaria, cimento e tijolo. Além disso, por ser leve e apresentar espessura reduzida, esse material pode ser facilmente transportado.

Tal condição garante facilidade no manuseio e proporciona um melhor desempenho dos trabalhadores na obra. Como o esforço empregado é menor, a construção acaba sendo mais rápida e mais econômica do que o modelo convencional.

Aumento da resistência e durabilidade da obra

Os componentes usados na fabricação das placas cimentícias garantem alto poder de flexão, além de serem altamente resistentes aos impactos e à umidade. O resultado é um produto que não sofre com oxidações causadas pelo tempo e nem deteriorações originadas por fungos, insetos e roedores.

Bom isolamento térmico e acústico

O conforto é outro ponto positivo do material. Ou seja, mesmo que tenham uma espessura menor do que as paredes convencionais, as placas cimentícias são capazes de oferecer ótimo isolamento térmico e acústico. Esse efeito é potencializado com o reforço de isolação termoacústica presente nos sistemas de construção a seco.

Melhor aproveitamento da área

Uma obra feita com placa cimentícia não precisa de fundações profundas. Por ocupar pouco espaço, esse material permite aproveitar o máximo da área construída. Consequentemente, ele se adapta a diferentes ideias, valorizando qualquer imóvel.

As paredes de placas de fibrocimento, por exemplo, têm capacidade de fazer curva em até 30º, o que é uma vantagem em projetos personalizados. Isso agrega valor à obra e aumenta a qualidade estética do empreendimento construído.

Redução do desperdício

Em relação ao sistema construtivo convencional, a placa cimentícia tem muito mais maleabilidade. Ela trabalha mais do que o tijolo, que costuma rachar durante o manuseio. Além de contribuir para a estética, a boa maleabilidade do material gera baixo índice de resíduos e de desperdício.

Como adaptar as placas cimentícias a diferentes projetos?

placa cimentícia prédio

As placas cimentícias fazem parte das tendências em materiais de construção a seco.

Logo, podem ser usadas em sistemas Steel Frame e Drywall, compondo paredes internas e fechamentos externos (áreas secas e úmidas), enclausuramento de estruturas, fachadas, divisórias, brises, paredes curvas, forros e outros elementos.

O responsável pelo projeto pode encomendar placas sob medida ou utilizar os tamanhos padrão.

No estoque das fábricas, geralmente são encontradas placas de 1,20 x 2,00 m; de 1,20 x 2,40 m e de 1,20 x 3,00 m.

A customização a partir do corte é feita na obra, conforme a necessidade e características do projeto.

Como no restante do mercado da construção civil, os ramos comercial e industrial são os que mais demandam o uso da placa cimentícia. Apesar disso, o material também é uma ótima alternativa para módulos construtivos residenciais, comerciais e industriais.

Quais cuidados são necessários na instalação?

O responsável deve selecionar mão de obra especializada para a instalação das placas cimentícias, bem como seguir o manual de orientações do produto. Nessa hora, o principal cuidado deve ser com a estrutura, que deve ter reforço para suportar a carga.

Cabe destacar que a placa cimentícia é um acabamento, e não um elemento estrutural. Então, além do aço que vai compor a estrutura do material, é preciso haver a adição de um painel OSB para conferir rigidez a todo o sistema. Instalações elétricas e hidráulicas seguem a mesma lógica do pré-moldado, sendo fechadas no último momento.

O manuseio das placas cimentícias exige uma massa de rejunte específica, conhecida como base coat. A base coat é extremamente maleável e previne possíveis deformações causadas pelo contato das placas com as intempéries ou mudanças de temperatura.

Placa cimentícia pode trabalhar com a variação de clima

Por falar em mudanças climáticas, saiba que, enquanto houver sol e chuva, a placa cimentícia vai trabalhar — expandir, retrair — dentro do sistema. Portanto, se tudo estiver devidamente calculado e instalado, esse trabalho do material nem será percebido.

Outro cuidado necessário na instalação é a organização. Um mesmo material cortado em duas regiões diferentes, por exemplo, terá partes inutilizadas. Essas partes devem ser separadas das demais para que não interfiram no resultado do projeto. Além disso, quem receber as placas na obra deve protegê-las se não fizer uso imediato.

Que tipo de revestimento pode ser usado?placa cimentícia interna

As placas cimentícias permitem diversos tipos de acabamento e podem receber previamente os revestimentos. Entre as opções, estão o ladrilho, azulejo, cerâmica, laminado melamínico, verniz acrílico, pintura sobre a base coat, e muitas outras.

Muitos fabricantes enviam as placas com os primers, que são finalizadores. Entretanto, sempre é bom aplicar uma massa de base coat para preparar o material. Se você optar por colocar o acabamento direto na placa, poderá haver um reagente químico que não é benéfico.

Placas cimentícias usadas na decoração interna

Embora as placas sejam prioritariamente revestimentos internos e externos, elas também podem ser usadas para fazer pisos. Nesse caso, deve-se evitar que o material fique exposto para que não sofra com desgastes ou rachaduras. A colocação de cerâmica, piso vinílico ou carpete pode cumprir a função de proteção.

Independentemente do local escolhido para aplicação das placas cimentícias, considere que todo fabricante possui seus sistemas e componentes padronizados. Portanto, o bom resultado do projeto começa com o cumprimento das especificações de cada material.

Quer saber mais sobre as possibilidades da construção a seco? Aproveite e baixe agora o nosso Manual do Sistema Light Steel Frame!

Solicite uma cotação:

Preencha abaixo e entraremos em contato com você!

Venha nos visitar!