Piso elevado para CPD – segurança, resistência e conforto
O piso elevado para CPD é um sistema de piso desenvolvido especialmente para áreas que demandam a instalação de uma quantidade grande de fiação elétrica e cabos, como os centros de processamento de dados. A infraestrutura de um Centro de Processamento de Dados exige alta segurança física e lógica, asseguradas pelas mais modernas tecnologias do mercado.
O piso elevado contribui para a segurança desses ambientes, garantindo alta performance e fácil alteração de ambiente. O piso elevado também pode ser utilizado para ambientes corporativos em áreas externas e internas, normalmente essas áreas também necessitam de alterações constantes.
Os pisos elevados são produzidos com concreto celular e podem se diferenciar pelos tipos de placas e estruturas utilizadas, as quais podem ser de aço convencional, em aglomerado, revestido com laminados melamínicos, vinílicos carpetes, borrachas ou granitos ou placas intercambiáveis entre si, facilmente removíveis e resistentes a cargas.
As principais funções de um piso elevado para CPD são: permitir a passagem de cabos de dados e alimentação elétrica, permitir distribuição das várias linhas de comunicação, servir como meio para instalação de sistema de detecção e combate a incêndio, permitir passar as tubulações de ar-condicionado por ele, ganhando espaço no forro e permitir fácil remanejamento das unidades, oferecendo maior flexibilidade na alteração do layout.
A instalação é executada visando a rapidez na aplicação, conforto térmico, facilidade de manutenção, bem como a segurança em operações de manobras e manutenções.