Como é feita a aplicação de drywall externo? Entenda aqui!
Você já ouviu falar em drywall externo? Não? Felizmente, a evolução da tecnologia dos sistemas de construção a seco possibilitou que chapas específicas de drywall sejam utilizadas em áreas externas, resistindo a intempéries diversas do tempo.
O artigo de hoje explica a utilização do drywall externo e os requisitos necessários para a sua aplicação.
Continue a leitura para conferir os principais detalhes sobre o tema!
Sistemas de construção a seco: conheça o drywall externo
As paredes em drywall consistem em um sistema moderno de construção a seco, podendo ser utilizadas em projetos com diferentes finalidades e oferecendo benefício variados, como a sua rápida edificação.
Os projetos de construção a seco são tão versáteis que possibilitam a instalação de chapas de drywall em locais externos de uma residência ou de um estabelecimento comercial. Até pouco tempo atrás, a utilização do sistema construtivo não era recomendado em áreas expostas devido à baixa resistência às intempéries do tempo, como chuva, granizo, sol quente e ventos.
No entanto, a tecnologia evoluiu e possibilitou o uso do drywall também em áreas externas.
Em artigo publicado no portal da Associação Brasileira do Drywall, o consultor técnico da Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall, Carlos Roberto de Luca, explica:
“Muitas pessoas imaginam que, por sua leveza e rapidez de montagem, os sistemas drywall são frágeis. Trata-se de um engano. Uma parede drywall, como o próprio nome indica, é uma parede e não uma divisória. Seu desempenho é o mesmo de uma parede de alvenaria, até com vantagens na acústica e na proteção contra o fogo”.
Devido à grande resistência das chapas de drywall para aplicação externa, locais como áreas de churrasqueiras, região da piscina e outras paredes externas podem contar com um sistema construtivo limpo, realizado a seco e eficiente.
Como é feita a aplicação do drywall externo?
Diferente do que muitas pessoas acreditam, as paredes externas podem ser confeccionadas através de sistemas de construção a seco. A única diferença nesses casos é que deverão ser utilizadas placas cimentícias ao invés de gesso acartonado.
A placa cimentícia se caracteriza por ser um produto homogêneo e durável, que apresenta grande resistência e impermeabilidade. Além disso, as placas externas cimentícias não sofrem grandes alterações na temperatura e nem são facilmente contaminadas por fungos, bactérias ou insetos, o que garante ainda mais durabilidade e vida útil.
Vale lembrar que independentemente da utilização do drywall – seja em área interna ou em área externa – é importante contar com o auxílio de profissionais aptos e qualificados para a instalação dos sistemas de construção a seco. Dessa forma, você garante total garantia de qualidade na obra.
Se você se interessou sobre o tema, leia nosso artigo que esclarece as principais vantagens e diferenças entre Placa Cimentícia Aquapanel x Placa Fibrocimento.
Então, gostou da leitura? Se o artigo foi útil para você, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais!