Como o Drywall pode otimizar o tempo de obra
Você já pensou em utilizar o drywall nos seus projetos de construção civil, mas ficou com receio por estar muito apegado aos métodos tradicionais? Pois não deveria! Atualmente, ele é uma das mais inovadoras tecnologias para o levantamento de paredes e estruturas dentro das obras.
Em todo o mundo, o modelo tradicional de construção civil tem sido abandonado por soluções mais práticas — as estruturas são todas pré-moldadas, o concreto é pré-fabricado e até mesmo as paredes de tijolos deram lugar ao drywall.
Afinal, com a necessidade de habitação crescendo cada vez mais, precisamos de soluções mais rápidas, baratas e sustentáveis! Por isso, vamos apresentar a você o drywall, uma das melhores formas de otimizar o tempo da sua obra! Esperamos que você curta a leitura!
Mas, como o Drywall funciona?
A expressão inglesa “dry wall” pode ser traduzida livremente para o português como “parede seca”. Isso se deve ao fato de, em sua montagem, não ser necessário hidratar a argamassa e o cimento para fazer o levantamento das paredes.
O sistema drywall é constituído por um perfil metálico, um isolamento termoacústico e placas de gesso acartonado. Esses perfis metálicos são produzidos com aço galvanizado — o mesmo utilizado em navios e grandes embarcações —, sendo muito resistentes à oxidação.
O isolamento é considerado uma característica opcional, mas é importantíssimo para garantir um reforço no isolamento acústico e térmico do ambiente. Feito de lã mineral, ele é resistente a incêndios e à acumulação de ácaros e micro-organismos.
Mesmo se tratando de uma solução simples, ainda existem dúvidas frequentes em relação ao drywall e suas vantagens na otimização de tempo da obra. Vamos responder algumas delas a seguir.
O drywall é resistente?
Como, no Brasil, estamos acostumados com paredes feitas de tijolo, cimento e reboco, podemos estranhar essas paredes ocas constituídas de metais, placas e lã de rocha. Porém, na Europa e nos Estados Unidos elas são muito mais comuns do que as paredes que temos aqui.
Elas suportam facilmente desafios como tremores, vibrações constantes, chutes, choques com outros móveis, batidas de porta etc. Para garantir essa segurança, a ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas — estabeleceu testes de desempenhos rígidos para adequá-las ao padrão de qualidade brasileira.
Para dar segurança ao consumidor, os fabricantes geralmente oferecem 5 anos de garantia. Assim como as paredes tradicionais, a durabilidade é prolongada com medidas para evitar a umidade e impactos diretos muito fortes.
O vídeo abaixo mostra a incrível resistência ao fogo de uma placa ST de 12,5 mm de Drywall.
Posso pregar quadros, nichos e prateleiras diretamente na parede?
Claro que sim. Apesar da estrutura laminada, o drywall suporta uma boa quantidade de peso. A recomendação é a seguinte: objetos de até 10 kg devem ser pregados diretamente nas placas de gesso; já aqueles entre 10 e 18 kg devem ser instalados nas estruturas metálicas; por fim, os itens mais pesados podem precisar de reforços, que podem suportar até 400 kg.
O essencial é utilizar peças — parafusos, buchas e reforços — específicos para o drywall, pois são os únicos capazes de prender os objetos com máxima segurança.
Nosso fornecedor parceiro Knauf do Brasil – fábrica das placas Drywall – fez um vídeo mostrando diversas aplicações de fixação em sistemas Drywall. Confira abaixo!
É verdade que o drywall absorve sons e calor?
Quando aplicada a camada de lã entre as lâminas do drywall, ela se torna um dos melhores sistemas de isolamento termoacústico disponíveis no mercado. De acordo com as informações do fabricante, ela pode abafar entre 38 e 47 decibéis.
Além disso, esse sistema pode garantir um menor fluxo de calor entre as áreas internas e externas. Isso mantém a temperatura sempre amena no interior da construção. Assim, você economizará muito tempo em sua obra, pois será possível fazer duas etapas — levantamento de paredes e isolamento acústico — em uma só.
Onde são instaladas as encanações hidráulicas e elétricas?
Essas instalações ficam dentro das paredes de drywall. Isso fornece uma grande vantagem no momento das obras de reparo, pois não é preciso mais quebrar toda a parede para chegar aos canos. Bastará remover ou cortar as lâminas de gesso para acessar o cano problemático.
Além disso, mesmo em projetos de construção completos, o drywall é uma alternativa rápida e barata, sem necessidade de muitos materiais, concretagem e ferramentas.
Afinal, em uma obra tradicional seria necessário erguer as paredes, esperar o cimento secar e, somente então, quebrar as paredes para instalar os canos e tubos. Com o drywall, você monta a estrutura metálica das paredes e depois instala o encanamento e a fiação. Desse modo, as placas de drywall podem ser cortadas previamente de acordo com o projeto.
O drywall realmente produz menos resíduos na obra?
Uma parede comum necessita do estoque de tijolos, fabricação de cimento, levantamento da estrutura, instalação dos encanamentos, rebocamento e pintura. Cada uma dessas etapas gera uma infinidade de resíduos — os tijolos quebram, sempre sobra cimento e argamassa etc.
Então, além do desperdício, muito tempo será empregado para a limpeza todos os dias. Durante o período da limpeza sua equipe poderia estar se dedicando a uma tarefa mais importante ou, até mesmo, descansando.
O drywall oferece mais versatilidade?
Com esse tipo de material, você não precisa restringir suas ambições nos seus projetos com medo de ele não terminar a tempo. Por exemplo, as paredes curvas são um pesadelo para muitos construtores. Afinal, não é simples moldar os paralelepípedos de tijolo em uma estrutura arredondada.
No entanto, como o Drywall pode ter sua estrutura pré-moldada, as paredes curvas não são empecilhos muito grandes. O mesmo pode ser dito para a instalação de nichos de iluminação embutida, conceitos abertos e sancas.
É possível ganhar mais espaço útil com o drywall?
Sim! Essa é uma das maiores vantagens — cada parede ocupa cerca de 15 a 20 centímetros em largura, ao passo que o drywall pode ocupar metade desse espaço. Assim, ele pode fornecer um ganho de 5% de espaço em uma construção.
Em uma obra de 100 metros quadrados, por exemplo, sobra espaço suficiente para construir uma despensa ou um pequeno escritório!
Portanto, a tecnologia da construção evoluiu de uma forma significativa para otimizar os mais diversos aspectos da obra. Tudo começou com os pré-moldados e pré-fabricados, que permitem o levantamento rápido das estruturas da obra. Atualmente, até mesmo as paredes podem ser levantadas em pouquíssimos dias com o drywall. Não é à-toa que na China muitas empresas conseguem construir edifícios em uma semana!
A Sulmódulos é especialista em Sistemas Drywall
Desde a chegada do Drywall no Brasil, a Sulmódulos Sistemas Construtivos distribui, especifica e desenvolve projetos do sistema.
Além de dispor de toda a linha de produtos em estoque, conta com equipe especializada para atendimento, especificações exatas para todo o tipo de obra e resolução de dúvidas do mercado.
Confira um de nossos cases de Forro em Drywall construído em uma Igreja em Porto Alegre/RS.
Forro em Drywall fornecido pela Sulmódulos em Porto Alegre/RS.
Quer saber mais sobre a possibilidade de uso do drywall dentro de seu projeto?
Então, entre em contato com a nossa empresa.
Nossa página no Facebook também tem muita novidade!