Saiba como reduzir os custos da mão de obra na construção

O atual mercado da construção civil brasileiro vem exigindo das construtoras inovações e modificações nas maneiras de se executar uma obra, dentre as exigências estão os custos da mão de obra. O nível de exigência dos clientes aumentou consideravelmente, ainda mais depois do boom do mercado imobiliário dos últimos anos.

Aliado a isso, deve se acrescentar que estamos num momento de crise, onde os empreendimentos devem ser cada vez mais produtivos e mais enxutos, visando sempre a lucratividade da empresa.

Assim sendo, a redução de custos da mão de obra é um tema constante nos canteiros de obra espalhados pelo Brasil. Realizar a obra com controle, segurança, dentro do prazo, com a qualidade esperada e reduzindo custos é o sonho de qualquer engenheiro.

Você deve estar pensando: mas como reduzir os custos da mão de obra na construção? Continue a leitura deste artigo e descubra!

Tecnologia

O mundo contemporâneo está cada vez mais tecnológico, e a construção civil não poderia ficar de fora. Existem novas tecnologias que podem ajudá-lo a reduzir os custos com mão de obra, aumentar a produtividade e se sair bem-sucedido em seus projetos.

O BIM (Building Information Modeling) é um novo modelo virtual de uma edificação, que possibilita a simulação da construção em todas as suas fases. O principal objetivo de se aplicar a metodologia BIM em sua obra é o fato de ela aumentar a qualidade, reduzindo prazos e custos e, consequentemente, aumentando o lucro.

Outra vantagem do uso desse software é a possibilidade de compatibilização de projetos, a partir da integração de projetos arquitetônicos, elétricos, hidráulicos e de fundação, por exemplo. Ao se realizar esse procedimento, será possível determinar em quais pontos estão ocorrendo interferências e solucioná-las, ainda na fase de concepção do empreendimento.

A redução do custo da mão de obra utilizando essa tecnologia vem da compatibilização de projetos. Ao solucionar as interferências na fase inicial, todos os colaboradores terão que executar apenas o trabalho de construção do empreendimento, sem ter que realizar retrabalhos e/ou ajustes para deixar o projeto dentro do escopo e da qualidade esperada.

Controle de gastos e desperdícios

Um dos grandes vilões do excesso de gastos em uma obra é a falta de controle e o desperdício de materiais e matéria-prima. Comprar a quantidade certa de materiais, no momento certo é fundamental para uma boa gestão financeira e de estoque do empreendimento.

Criar uma cultura de pesquisar detalhadamente os produtos mais adequados e a quantidade necessária, com uma margem de erro, é claro, pode ser extremamente benéfico para a obra. Dessa forma, cada etapa do projeto poderá aproveitar os investimentos realizados e não serão prejudicadas por erros em etapas anteriores.

Assim, todos os profissionais designados para essa função serão bem mais produtivos e mais bem aproveitados, gerando uma maior lucratividade para o empreendimento.

Construção Sustentável

Mantendo a linha de raciocínio do item anterior, pode-se afirmar que controlando os gastos e evitando o desperdício de material, a sua obra estará atuando com práticas de sustentabilidade. Esses tipos de ações são muito bem-vistos pelo mercado, agregando valor à construção e fortalecendo a imagem da construtora no mercado.

A melhor gestão de estoque e compra de materiais fará com que você necessite de um menor número de profissionais para realizar as respectivas atividades, podendo alocá-los em funções mais prioritárias.

Equipamentos com alto custo-benefício

Algumas obras são executadas com equipamentos velhos e em mau estado de conservação, fato esse que afeta todo o cronograma das atividades. Um equipamento que não está em suas perfeitas condições necessita de horas e horas de manutenção e um gasto maior de insumos para sua operação.

Sendo assim, ele entrará na oficina um número de vezes extremamente superior a um equipamento mais moderno, aumentando custo de máquinas do empreendimento. Além do mais, o profissional responsável pela operação desse equipamento ficará sem produzir, aumentando assim o custo de mão de obra.

O investimento em bons equipamentos é imprescindível para o sucesso de suas obras. Eles possuem um menor índice de acidentes, falhas, manutenções e são dotados de alta produtividade. Enxergar o investimento em novos equipamentos como custo é coisa do passado.

A compra de novos e modernos equipamentos pode onerar seus custos, tornando-os inviáveis. Mas, existe a opção de alugá-los. O aluguel é um investimento vantajoso, haja vista alguns parâmetros garantidos pela empresa dona das máquinas.

Economia, segurança, produtividade, logística e as manutenções periódicas não são mais sua responsabilidade. Além disso, ao utilizar máquinas mais novas, toda a sua mão de obra será beneficiada, pelo fato de executarem as atividades com maior rapidez e qualidade, tornando-se um grande diferencial para seus projetos.

Métodos construtivos

Aqueles que pensam que a forma de se executar um empreendimento da construção civil é a mesma há séculos, está bastante enganado. Apesar de muitas atividades ainda serem executadas hoje da mesma maneira que há 50 anos, existe muito de tecnologia e inovação na engenharia civil nos dias atuais.

Drywall, forros, pisos laminados, sistemas steel frame, pisos vinílicos e pisos laminados são alguns exemplos de soluções que vieram para ficar! O sistema steel frame, por exemplo, é muito otimizado, não depende da mão humana, não tem desperdícios de produtos e é construído 60% mais rápido que a construção convencional, além de ser mais leve.

Esse sistema é muito utilizado em town houses, unidades residenciais, hotéis, restaurantes e edificações de grande porte. Pode-se dizer que esse método construtivo funciona como um processo industrial, com um rigoroso cronograma de montagem, necessitando mão de obra especializada.

Adaptar seu projeto para a metodologia de construção a seco (Steel frame) não será um problema. Qualquer projeto que tenha sido feito em alvenaria, por exemplo, pode ser adaptado para o Steel Frame.

Utilizando o Steel frame, sua obra será mais rapidamente executada, ou seja, haverá uma grande redução no custo da mão de obra. Além disso, toda gestão da qualidade e os procedimentos relativos à eficiência serão mais bem gerenciados e garantidos.

Para assegurar que todo o material adquirido seja de qualidade, é necessário contar com revendedores especializados e experientes nesse mercado. Existem empresas que fornecem diversos materiais e acessórios para acabamento (Steel frame, drywall, forros, divisórias, pisos laminados, entre outros) de marcas conceituadas no mercado. Vale a pena investir num bom fornecedor, não é mesmo?

Reduzir os custos de mão de obra e aumentar sua produtividade são ações de profissionais e empresas de sucesso. Adotar as opções elencadas neste post pode fazer com que você consiga entregar seus projetos no prazo, custo e qualidade esperados, cumprindo com todo o cronograma estipulado. Não perca tempo: reduza já os custos de mão de obra de seus projetos e colha os frutos!

E então, gostou do nosso artigo? Quer se manter informado sobre esse assunto? Siga-nos no Facebook e no LinkedIn e não perca nenhum de nossos conteúdos!

Solicite uma cotação:

Preencha abaixo e entraremos em contato com você!

Venha nos visitar!