4 opções para um bom revestimento de paredes externas
O dia a dia de trabalho de um engenheiro civil é muito corrido e exigente. Encontrar o revestimento de paredes externas ideal também inclui-se nisso.
Na busca por espaço no mercado consumidor, esse profissional precisa atuar de maneira eficiente e correta.
O uso de novas tecnologias e materiais é imprescindível para a melhoria do serviço prestado e o aumento dos lucros. Nessas horas, você deve focar suas escolhas em opções resistentes, seguras e que também sejam sustentáveis.
Como o mercado da construção civil é amplo e apresenta várias oportunidades e produtos, é necessário ter muito conhecimento sobre os materiais utilizados para um bom revestimento de parede externa.
Então, qualquer escolha equivocada pode colocar em risco o desempenho do negócio. Portanto, você deve evitar essas situações a todo custo
Por isso, neste conteúdo, você vai aprender um pouco mais sobre esse assunto.
Mostraremos 4 opções para um bom revestimento de paredes externas que podem fazer a diferença em sua prestação de serviço. Confira a seguir!
1. Sistema EIFS
O sistema EIFS, do inglês Exterior Insulation and Finish System, é uma opção que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.
Ele compõe o acabamento externo do Steel Frame e garante um isolamento térmico muito importante para a construção civil.
Dessa forma, ele cria um ambiente esteticamente agradável e com muito conforto interno.
Isso acontece porque ele elimina as pontes térmicas causadas pelas variações de temperaturas entre o exterior e o interior de uma edificação.
Assim, o sistema EIFS é uma ótima solução para as regiões que apresentam grande amplitude térmica.
Com o EIFS, seus usuários não sentem as mudanças de temperaturas e têm tranquilidade em suas rotinas.
Também chamado de estuco ou isolamento térmico de fachadas, ele é composto pelos seguintes itens:
- A) Oriented Strand Board (Placas OSB) + Poliestireno Expandido (EPS);
- B) Lã de isolamento acústico e térmico (Vidro, PET ou Rocha);
- C) Estrutura de aço Steel Frame;
- D) Tela de fibra de vidro;
- E) Massa niveladora Basecoat;
- F) Base em radier para o sistema;
- G) Perfis de acabamento em PVC.
Lembre-se que o sistema EIFS é um revestimento de parede externa com grande durabilidade e não agrega peso a estrutura.
Dessa forma, é possível reduzir o número de manutenções e seus custos no orçamento financeiro.
Além disso, ele permite um dimensionamento dos elementos da estrutura de uma edificação mais eficiente e adequado às suas solicitações.
2. Placa cimentícia
As placas cimentícias são ideias para a construção industrializada.
Como elas oferecem rapidez na montagem e grande praticidade, podem ser usadas no fechamento de paredes estruturais e de vedação de ambientes externos.
Elas são constituídas de cimento reforçado com fio sintético (CRFS) e apresentam boa performance técnica, garantindo flexibilidade no manuseio, estabilidade e durabilidade. A impermeabilidade é um de seus benefícios e faz com que elas sejam utilizadas em áreas secas e úmidas.
Suas principais vantagens são:
- resistência a impactos;
- rapidez em sua montagem;
- superfície que aceita vários tipos de revestimentos;
- elimina o uso de chapisco, emboço e reboco;
- ótimo comportamento à umidade.
Assim como o exemplo anterior, elas também podem fazer parte de um construtivo steel frame e permitem a leveza e a praticidade que você tanto procura.
O isolamento acústico e sua resistência ao fogo são características que podem proporcionar um bom desempenho de um revestimento de parede externas.
O tratamento das juntas deve ser realizado com uma massa especial e fita telada. Além do mais, é recomendável considerar um afastamento para possíveis dilatações térmicas em suas placas, especialmente em regiões com grande variação de temperatura.
Dessa forma, você evita fissuras e outros tipos de problemas nas placas cimentícias. O tratamento de PU é outra opção para deixar as juntas aparentes, criando uma aparência de placas espaçadas
A aplicação de basecoat cria um aspecto liso e uniforme, garantindo mais qualidade a esse material.
3. SmartSide
Os painéis em SmartSide são produzidos com a tecnologia OSB, protegidos contra a ação de cupins e a degradação de fungos.
Com o uso de uma película, eles ganham a aparência da madeira natural e têm grande potencial em uma obra.
Suas principais funções são:
- vedar;
- revestir;
- auxiliar no contraventamento de uma estrutura.
Não se esqueça que o Smartside tem uma superfície adaptada para reduzir o acúmulo de pó ou sujeira. Desse modo, seus usuários têm menos problemas em suas rotinas. Internamente é instalado o sistema drywall para acabamento.
4. Siding vinílico
O revestimento Siding Vinílico é um material para parede externa que propicia um bom custo-benefício para uma obra. Seus perfis são compostos por Policloreto de Vinila (PVC).
Por ser muito resistente, durável e leve, ele garante uma fácil instalação e exige poucos processos de manutenções. Como consequência disso, seus instaladores são mais produtivos e a sua gestão é otimizada.
A sustentabilidade é outro critério fundamental para performance de um canteiro. O uso de insumos sustentáveis já é uma realidade e um engenheiro de sucesso precisa adotá-los em suas obras.
O siding vinílico é uma opção de revestimento para construções energitérmicas sustentáveis. Como ele causa poucos impactos ambientais e gera poucos resíduos, ele é a opção ideal para quem quer equilibrar o conforto e o respeito aos recursos naturais do nosso planeta.
Os materiais utilizados por um engenheiro civil determinam o sucesso de suas obras. Portanto, suas escolhas devem ser baseadas em seus critérios de desempenho, na qualidade do serviço prestado e no atendimento das exigências de seus clientes.
Com o passar dos anos, novas opções surgem no mercado e facilitam a execução e o planejamento em sua rotina de trabalho. Entretanto, é necessário escolhê-los com sabedoria, sempre visando a segurança de seus funcionários, a redução de custos e a eficiência dos processos.
Antes de fazer a sua escolha, tire suas dúvidas com os fabricantes dos materiais a serem utilizados em suas obras e veja quais são as melhores práticas e técnicas de uso e manuseio. Essa simples ação faz com que você evite problemas e imprevistos em seu orçamento.
Ferramentas para instalação
Tenha sempre em mente que cada material também exige o uso de ferramentas específicas.
As ferramentas manuais e ferramentas elétricas são essenciais para a montagem perfeita dos produtos.
Portanto, seus funcionários devem estar preparados e treinados para prestar um serviço de qualidade e que não coloque em risco o planejamento e o cronograma das atividades.
Agora que você conhece quatro boas dicas para um bom revestimento de parede externa, compartilhe este texto em suas redes sociais para que mais pessoas também aprendam sobre o assunto!