Gesso Acartonado: Onde pode ser aplicado
Arquitetos e engenheiros sempre estão em busca de soluções que possam agilizar as etapas de uma obra. Na lista de itens valorizados por esses profissionais está o gesso acartonado ou Drywall, uma placa de gesso e papel cartão que é usada principalmente na vedação de ambientes internos.
Quer saber mais sobre as aplicações desse material? Então acompanhe as informações do post e tire todas as suas dúvidas!
Cadastre-se e receba as informações do mercado de Construção à Seco primeiro que todo mundo!
Onde usar o gesso acartonado
O Drywall é um material sem função estrutural que oferece inúmeras possibilidades para obras de construção e projetos de decoração. Ele pode substituir elementos tradicionais de qualquer ambiente interno e criar superfícies com formatos e tamanhos variados. Veja exemplos básicos de utilização:
- paredes: em pequenas residências ou edifícios multipavimentos, o Drywall pode servir de base para a construção de paredes e divisórias internas;
- painéis: o Drywall é um ótimo material para a criação de painéis maciços ou vazados, elementos muito usados na decoração e design de interiores;
- forros: o gesso acartonado pode ser usado para a criação de forros lisos ou com textura de desenhos diversos. Ele ainda permite a execução de sancas abertas, invertidas ou fechadas que servem de base para as lâmpadas no projeto lumínico.
Além de todas essas utilidades, as placas de gesso acartonado também podem servir de matéria-prima para a criação de móveis. O material fica melhor em modelos que são acoplados à parede, como os nichos, estantes, prateleiras e cabeceiras.
Facilidades de manuseio e manutenção
O gesso acartonado é conhecido pela facilidade de instalação e pela praticidade que oferece na etapa de acabamento. Por ser leve, o material se adapta a diversos tipos de estrutura, como aço, madeira ou concreto. Essa característica é valiosa em grandes obras porque reduz as cargas exercidas sobre os elementos estruturais e fundações.
O manuseio das placas Drywall para execução de forros e paredes é livre de sujeira e evita o desperdício. Isso ocorre porque o gesso acartonado é um material de construção a seco, ou seja, que não exige uso de água. Antes da instalação, é possível recortar as placas de gesso com estilete para adequá-las à área disponível no ambiente.
A aplicação do material no local da obra é simples: basta instalar todos os perfis nos montantes metálicos, que a estrutura já estará pronta para receber a pintura. O resultado é uma superfície lisa e uniforme que permite pintar paredes e forros de gesso acartonado sem passar pela etapa trabalhosa e demorada do reboco.
Vantagens do uso
Com uma instalação que não necessita de água, o gesso acartonado é um material que não gera resíduos e por isso garante um alto índice de reciclabilidade. Essas condições fazem com que o sistema seja considerado ecologicamente correto e possa carregar o selo CES (Construção Energeticamente Sustentável). Veja abaixo outras vantagens:
Fácil manutenção
As aplicações do gesso acartonado oferecem grandes vantagens na manutenção. Na necessidade de fazer troca de material, basta retirar a placa com problema e então substituí-la por outra de mesmo tamanho.
A facilidade também vem nos trabalhos de reforma: em construções que apresentam problemas nas instalações ou encanamentos, não há necessidade de quebrar material como faria em uma parede de alvenaria. Isso porque o gesso acartonado permite que novas tubulações e fiações sejam instaladas no interior das paredes durante a montagem ou troca de placas.
Versatilidade
O gesso acartonado é versátil e pode ser usado para inúmeras finalidades. Além da construção de paredes e elementos divisórios, o material também serve de base para a criação de ornamentos e efeitos decorativos, como molduras e sancas.
No vídeo abaixo é possível ver como é fácil instalar forros curvos com as placas drywall flexíveis.
Leveza
O baixo peso do material permite que grandes construções fiquem mais leves. Além da leveza, o gesso acartonado cria paredes com espessura menor do que qualquer estrutura feita de alvenaria. Essa solução economiza espaço e permite um melhor aproveitamento das áreas internas.
Rapidez
A substituição da alvenaria pelo gesso acartonado pode otimizar o tempo de obra. Isso porque as placas Drywall garantem rápida execução sem gerar entulho e sujeira. Com um canteiro organizado e sem entulhos, a produtividade aumenta para que trabalhadores finalizem o trabalho em um prazo menor.
Acabamento perfeito
Uma estrutura feita com gesso acartonado garante excelente acabamento para a aplicação de revestimentos como pintura e papel de parede. Para um bom resultado, é importante fazer o lixamento de todas as áreas emassadas até a remoção de possíveis rebarbas e ondulações.
Economia
Na execução de forros, o custo da aplicação de placas de gesso acartonado é menor quando comparado ao uso de argamassas convencionais e de massa corrida. Além disso, uma parede de Drywall chega a ser 10% mais barata do que uma estrutura feita com alvenaria convencional.
Isolamento térmico e acústico
O gesso acartonado possui boas propriedades térmicas e acústicas que garantem proteção contra a propagação de fogo e resistência ao som. Cabe destacar que nas construções de alvenaria o isolamento acústico e térmico fica condicionado ao material de construção utilizado.
Modelos de chapas
Respeitar a necessidade de cada projeto é determinante para a escolha de um tipo de chapa de gesso ideal. Confira abaixo as características e aplicações dos modelos mais comuns do mercado:
- chapa comum ou standard: é a mais conhecida e indicada para uso geral em cômodos e áreas internas, como salas, quartos e corredores;
- chapa RU: por ser resistente à umidade, é um modelo de chapa ideal para áreas internas molhadas, como cozinhas, banheiros e lavanderias;
- chapa RF: o modelo é resistente ao fogo e perfeito para ambientes equipados com lareira ou churrasqueira. Também é usado em locais que exigem proteção extra contra incêndios, como as saídas de emergência e escadas enclausuradas.
Todos essas chapas podem ser encontradas no Brasil com medidas e dimensões variadas. Após a escolha do modelo, basta definir o tamanho e a quantidade de placas necessárias para o projeto.
Necessidades de uso
Com aplicação mais simples do que outras práticas da construção convencional, o gesso acartonado acabou entrando na lista de materiais usados na execução de grandes empreendimentos. Essa característica também explica porque o uso do sistema Drywall está crescendo no mercado brasileiro.
Conforme levantamento de dados elaborado pela Knauf (empresa fabricante de materiais para construção), o uso do gesso acartonado aumentou no país a partir de 1995. Entre essa data e o ano de 2013, a quantidade total de chapa Drywall por habitante passou de 5,70 para 50 metros quadrados.
Como deu para perceber, o gesso acartonado tem grande potencial para ultrapassar a importância das técnicas construtivas mais tradicionais, o que garante que seus benefícios possam ser aplicados a qualquer tipo de obra ou serviço.
As informações o ajudaram de alguma forma? Aproveite e compartilhe o conteúdo em todas as suas redes sociais!
Curta também nossa Página no Facebook para estar sempre por dentro das novidades!